quinta-feira, 25 de abril de 2013

As árvores




Penso eu que as árvores são belas em todos os lugares. Cada uma a seu modo. Tenho tentado observa-lás nessas coordenadas onde estou localizado. Por vezes me pego pensando como pode ser possível, nesse clima tão rigoroso,  elas se manterem vivas e imponentes, mesmo  que num estado de recolhimento,  pois a maioria se despreende de suas folhas, numa lição de desapego.

Ao olhar de perto as marcas em suas supérficies me questiono: quantos invernos será que cada umas delas atravessou?! Notavelmente, muitos. Essa pele aspéra e enrrugada, marcada pelo tempo, chega a lembrar-me de senhoras e senhores. Há  todo um percurso refletido em cada árvore. A semente, que vem do fruto , que vem da flor, vira pequena árvore- capaz de ir vencendo desafios, perpetuando e expandindo a vida. 

Existem pessoas que dizem que a árvore simboliza crescimento e expansão. Quem sabe por isso o termo árvore genealógica?! A vida está em movimento. A árvore que olho continua o seu processo diário de viver. Mais uma primavera, as flores celebram a chegada do sol caprichando em suas cores.  Cada uma quer ter o vestido mais bonito. As arvores também se enfeitam. Aos poucos, os dias vão ficando mais ensolarádos e, suavemente, o sol preenche mais horas do dia. As pessoas se alegram, ficam mais calorosas, passam mais tempo ao ar livre. E o ciclo continua.




Vale a pena conferir Jorge Bem e Arnaldo Antunes cantando a música  As Árvores , do albúm Vivo Lá Em Casa - 2010. Segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=7tHs-fKFKJw

       


6 comentários:

  1. Poxa, que bonito, gostei muito das reflexões...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Jardineira da Vida. Continue procurando plantar flores. Abs

      Excluir
  2. A despeito da profundidade de seu texto, vale o comentário: as árvores somos nozes! Hehehe!
    Falando sério, em época de seca nossa paisagem fica bem parecida com esta que vc descreve no inicio do texto e basta chegarem as primeiras chuvas, pra o verde dar o ar de sua graça, como está acontecendo agora. É mesmo de se admirar a beleza da natureza. Até eu estou com vontade de criar um blog agora! Hehe! Bjs, querido João.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante pois eu tambem tinha pensado nessa frase. Tirando o lado humoristico, e uma frase bem profunda.Que bom que a chuva est'a chegando no sertao. Dou o maior apoio para vc fazer o seu blog tb. Beijo Clara Cela.

      Excluir
  3. Johnnie B good!!
    como o afastamento tem feito-o um filosofo!!!
    aehauha
    vou ficar acompanhando seu blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal amigo Lucas Mamede. Fico em jubilo com a noticia de que ira acompanhar o blog. hehehe. I am going to take that as a compliment. abs

      Excluir